Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

São poucos ou muitos os indignados?

Títulos da imprensa (tirando os últimos dois parágrafos, nenhum material original):

Occupy: indignados estão a marcar o mundo. 15 de Outubro 2011. O dia em que o mundo se manifestou contra a crise mundial.

Occupy Wall Street: indignados anunciam marchas depois de sucesso em Nova Iorque. Os 'indignados' do 'Ocupy Wall Street' reuniram mais de 5.000 pessoas em Nova Iorque.

Protesto 15 de outubro: milhares de 'indignados' protestaram no Porto: Milhares de pessoas manifestaram-se no sábado na Praça da Batalha, no Porto, deslocando-se ainda para a Avenida dos Aliados.

Lisboa - Milhares de pessoas manifestaram-se neste sábado em Portugal como resposta ao ato convocado em 82 países para protestar contra o sistema financeiro.

O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, esteve entre manifestantes no centro financeiro de Londres durante protestos contra a "ganância corporativa" e os cortes orçamentais realizados por vários governos

Na capital japonesa, cerca de cem pessoas misturaram o seu protesto contra as desigualdades políticas e financeiras…

As maiores mostras de descontentamento social foram registadas na Europa e tiveram tom pacífico e festivo, com exceção de Roma, onde foram registados incidentes violentos…

Na Espanha, país imerso numa forte crise económica e com um índice de desemprego de 20%, milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra a política, os mercados financeiros, os bancos, os problemas sociais e a precariedade no emprego.

Em Bruxelas, milhares de pessoas concentraram-se à frente das principais instituições da União Europeia, com cartazes que criticavam o sistema capitalista, a resposta europeia para a crise financeira

Na América Latina também se levantaram vozes que reivindicavam, na sociedade, lugar a uma democracia real e não a criada por políticos e financeiros.

O Chile acolheu a maior amostra de indignação social. Em Santiago cerca de 100.000 pessoas, segundo os organizadores, exigiu a redação de uma nova Constituição…

Indignados: Frustração dos cidadãos é compreensível, a Europa deve encontrar resposta para a crise - Durão Barroso

Isto está a acontecer… em todo o mundo. É, ou não, evidente a necessidade premente de mudanças radicais no mundo em que vivemos?

Na sequência dos títulos anteriores e, em jeito de artigo científico, deixaria as seguintes palavras-chave: Indignação Global; Ganância Corporativa; Sistema Capitalista; Crise Financeira; Crise Política; Problemas Sociais; Desigualdades; Falta de Respostas; Democracia Real… já vai dando para perceber, não?