Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ou pensam que é só nos países árabes que o povo se revolta?

Vou aqui referir algumas ideias lançadas pelo Professor Boaventura Sousa Santos, em declarações à SIC, que acho muito naturais, uma vez que vêm de encontro ao que tenho sentido e dito desde há muito tempo: “a desobediência civil que o país vive irá caminhar para uma nova Assembleia Constituinte (…) não estamos a falar de uma revisão constitucional, mas sim de uma nova assembleia popular, uma vez que os atuais partidos políticos não dão resposta aos cidadãos, mas sim aos mercados”.

“Eu acho que nós estamos a entrar num sistema, que os jovens estão a entender muito bem, o que eu costumo chamar de totalitarismo gradual; quer dizer, os partidos não parecem ter nenhuma alternativa, não temos uma classe política que saiba pensar para além das receitas do Fundo Monetário Internacional, não tem soluções, está sempre a pensar nas reações do mercado”.

“Nessas condições não há democracia funcional. A democracia de fato não está a responder e eu penso que mais tarde ou mais cedo a desobediência civil vai caminhar para apelo para uma nova assembleia constituinte, popular. Não é uma revisão constitucional. É uma assembleia constituinte que blinde os Estados e a Europa dos atos predatórios dos mercados financeiros não regulados e que, portanto, reponha a vontade dos cidadãos no seu lugar e a vontade dos mercados no seu lugar. O que eles não podem é absorver o lugar dos cidadãos”.

Não sou capaz de tecer qualquer comentário; digo apenas, bem-haja, Professor.