Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Quero casa e não consigo saber quanto vou pagar por mês

Bancos e Empréstimos - É terrivelmente simples:

Um cliente quer um empréstimo de uma certa quantia, a pagar num determinado número de anos, para comprar um bem qualquer (casa, carro, etc..). O banco estuda as condições do empréstimo, recolhendo a informação que julgar pertinente e propõe ao cliente um empréstimo com uma determinada taxa indexada à Euribor. Não há comissões de abertura, gestão, spreads, cartões de crédito que permitem baixar spreads mas que custam uma anuidade, ofertas disto ou daquilo, contratação de outros produtos e outras vigarices legais permitidas pela nossa classe política, que, por alguma razão, se mostra muito complacente em termos legislativos com tudo o que cheira a banco.

Assim, existiria uma taxa única que, indexada à Euribor, refletiria o valor mensal que o cliente teria de pagar. O cliente deveria, apenas, estar ciente de que esse valor mensal poderia variar em função da Euribor. Mas, pelo menos, asfixiar-se-iam os estratagemas a que os bancos recorrem para sacar desonestamente mais dinheiro aos clientes.

Outra vantagem é que seria fácil e direto ira a meia-dúzia de bancos e comparar diretamente qual o que oferecia o empréstimo mais favorável. É claro que ninguém no mundo das finanças quer sequer pensar na existência deste tipo de transparência. Os bancos utilizam milhares de nomenclaturas para que um serviço seja pago e repago inúmeras vezes: uma aldrabice ainda maior do que pagar impostos de impostos.

Caros políticos toca a legislar: só há um conceito que os bancos podem a presentar aos clientes: valor da taxa indexada à Euribor, logo, mensalidade real a pagar pelo cliente. O resto, será a livre concorrência de que tanto se fala e quer (ou seja, os bancos concorrem entre si e apresentam as taxas que entenderem... dentro de limites legais para não cairmos na situação da usura).

Esclarecimento necessário: Não sou de maneira nenhuma um especialista. Posso estar a cometer uma série de erros técnicos, mas penso que dá para perceber qual é a ideia!