Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Nem imaginavam que isto poderia acontecer... coitaditos!

Vem este post no seguimento das conversas sobre a austeridade imposta a alguns portugueses pelo nosso justo e sensível governo. De acordo com o jornal Público, sobre os números publicados pela Direcção-Geral do Orçamento:

"A austeridade está a degradar o saldo da Segurança Social. Por cada unidade adicional de receita conseguida de Janeiro a Maio de 2012 face ao mesmo período de 2011, a despesa social (sem pensões) subiu três vezes mais. Dois terços dessa subida foram para subsídios de desemprego".

"A receita corrente da Segurança Social ainda cresceu face a 2011, mas graças às transferências do Fundo Social Europeu e do Orçamento do Estado para pagar as pensões dos bancários. Já as contribuições sociais estão a cair desde Janeiro de 2012 face a 2011".

"O Governo alega ter sido surpreendido pelo impacto na economia da política seguida, mas as contas da Segurança Social mostram o contrário".

"Desde Maio de 2011 - quando o memorando com a troika se tornou público -, o número de novos desempregados inscritos nos centros de emprego começou a subir. Se, em Abril de 2011, a inscrição de novos desempregados estava a cair 14% face a 2010, no mês seguinte subiu logo 5%. E continuou a subir todos os meses. Um ano depois, ainda estava a crescer a um ritmo de 12%".

"O que contribuiu para esta evolução? Em primeiro lugar, uma quebra das receitas, ligadas à descida do emprego - quebra das contribuições sociais".

"Em segundo lugar, o saldo degradou-se porque a crise obrigou a mais apoios sociais. De tal forma que, apesar das medidas adoptadas desde meados de 2010 - de limitação dos apoios sociais - a despesa social voltou a subir".

Não era em função deste tipo de coisas que o actual primeiro ministro e o seu apêndice Portas exigiam de forma audível e pronunciada a demissão imediata do anterior governo? Pois bem, sejam coerentes, juntem-se ao vosso amigo Sócrates em Paris. Terão o agradecimento sentido de muitos portugueses que, para além de apreciarem essa mostra elementar de coerência e honestidade, apreciarão ainda mais a distância entre as vossas pessoas e este pequeno país.